A ILGA Portugal informou hoje a comunicação social portuguesa e as associações congéneres de que não existirá Arraial Pride em Lisboa este ano. Esta festa do Orgulho das comunidades lésbica, gay, bissexual e transgénero era organizada pela ILGA Portugal há 5 anos, com o apoio da CML.
O Dr. Santana Lopes parece assim ignorar aquela que era uma das festas de rua de maior afluência popular (13 mil pessoas no ano passado) das Festas de Lisboa, não tendo nunca recebido a dita associação. Tendo em conta o valor de cidadania e a prova de maturidade democrática que se manifestava nessa festa, assim como o manifesto valor turistico da mesma, só podemos considerar que o silêncio de Santana Lopes manifesta desinteresse por esta minoria, contrariamente ao que nos prometeu, por escrito, na campanha eleitoral.
A Câmara Municipal do Porto apoia este ano os eventos Pride naquela cidade, pela primeira vez. Lisboa, essa, escolhe regredir em vez de progredir...
Pensamos que esta política de "corte a eito", sem olhar a uma correcta avaliação das situações, pode acabar a dar tiros no próprio pé...
As associações e grupos não se dão, no entanto, por vencidas, e preparam surpresas festivas para a noite de 29 de Junho, para além duma série de actividades diurnas, como uma Feira do Arco-Ìris com um Pic-Nic Gigante, no Parque Eduardo VII, e uma grande Marcha na Av. da Liberdade (http://www.portugalpride.org/lx2002.asp ).
A Direcção da Opus Gay