Criação de um Forum LGBT em Portugal (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

PortugalGay.PT  


Criação de um Forum LGBT em Portugal




Comunicado, PortugalGay.PT 10 Dezembro 2001


Criação de um Forum LGBT em Portugal

No final de Setembro, representantes do 'site' PortugalGay.PT e dos grupos e associações LGBT Clube Safo, Grupo Oeste Gay, Lilás, Associação ILGA-PORTUGAL, GTH-PSR e Opus Gay (cujos representantes, neste último caso, tiveram que abandonar a reunião antes das conclusões) participaram numa reunião de balanço da Semana do Orgulho 2001, na qual concluíram sobre a necessidade de separar em fóruns diferentes o trabalho conjunto que se tem feito à volta da Semana do Orgulho e o trabalho, também unitário, que se tem elaborado à volta das questões políticas (como ocorreu com o processo que levou à aprovação da Lei de Uniões de Facto).

Para esta conclusão contribuiu o facto, legítimo, de nem todas as associações que querem concertar esforços neste trabalho político terem intenção de participar na Semana do Orgulho e vice-versa.

A acrescentar a isto, por um lado, a possibilidade de realização de uma terceira Semana do Orgulho em 2002 está ainda em debate, sendo os seus moldes ainda incertos e, por outro lado, há trabalho urgente a fazer relativamente à questão das Uniões de Facto e a outros temas ligados à discriminação, pelo que os grupos presentes na reunião concordaram que não deve esperar pelas decisões relativas à Semana para fazer avançar este trabalho político indispensável.

    1) Nesse sentido, as organizações presentes no momentos das conclusões da reunião concordaram na convocação de um encontro destinado a pensar os moldes de criação de um FÓRUM LGBT, que reúna as associações para a troca de informações e para concertarem e debaterem estratégias, campanhas e tomadas de posição - comuns ou não - de intervenção nestas matérias políticas.

    2) Um Fórum não-vinculativo, que não pretende reunir todos os colectivos LGBT mas apenas aqueles que se dedicam primordialmente à intervenção política em defesa dos direitos da comunidade LGBT e que pretende ser, antes de mais, um espaço de debate e não de "contagem de espingardas".

    3) Em suma, um Fórum que permita a discussão e potencie a conjugação de esforços sem, no entanto, vincular cada grupo em particular a nenhum tipo de decisões ou práticas, a não ser à honestidade e lealdade na relação com as restantes associações.

Esta primeira reunião do Fórum LGBT está marcada para dia 12 de Janeiro (Sábado), pelas 15 horas, na sede da Associação ILGA-PORTUGAL, em Lisboa, e, naturalmente, é indispensável a presença da vossa organização, bem como de outras que, porventura, não estejam ainda incluídas nestas convocatória e que vocês entendam convidar, obviamente dentro do respeito absoluto pelos princípios enunciados anteriormente.

Esperando ver-vos por lá, assinam as associações "convocantes"

Associação ILGA-Portugal
Grupo de Trabalho Homossexual do PSR
Clube Safo
Grupo Oeste Gay
PortugalGay.PT

 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal