Assembleia Municipal de hoje
C.M.L. reconheceu razão a casal lésbico excluído de realojamento e prometeu uma solução para o caso
A vereadora da Habitação Social da Câmara Municipal de Lisboa, Helena Lopes da Costa, reuniu hoje com o jovem casal do bairro da Cruz Vermelha do Lumiar a quem a autarquia demoliu a casa em Janeiro, um ano após a sua exclusão do processo de realojamento do bairro por motivo de discriminação familiar.
Pela primeira vez, a responsável da CML assumiu que o caso deve ser resolvido, e pediu apenas ao casal que aguardasse mais algum tempo por uma solução, por existirem no momento situações que a mesma considera de maior gravidade.
Liliana Galinha, uma das raparigas desalojadas, voltou hoje a intervir na AML em nome do casal para pedir à vereadora que tivesse em conta a precariedade da sua situação. Nas duas sessões anteriores da Assembleia Municipal de Lisboa tinham sido já aprovadas duas moções reconhecendo como válidos os argumentos do casal e solicitando ao executivo o seu realojamento imediato.
As Panteras Rosa Frente de Combate à Homofobia - que hoje estiveram em protesto frente à Assembleia Municipal, suspenderam o seu protesto, saudando a vontade anunciada da vereação em encontrar uma solução habitacional para as duas jovens.
As Panteras Rosa vão, porém, manter a pressão pública sobre este caso, nomeadamente junto das sessões da AML, até que a autarquia encontre as condições necessárias para uma solução tão urgente quanto é frágil a barreira de solidariedade que tem separado este casal da situação de sem-abrigo.
Pelas Panteras Rosa Frente de Combate à Homofobia
Sérgio Vitorino
Panteras Rosa * Panteras.Rosas@sapo.pt * Apartado 1323 - EC Arroios - 1009-001 LISBOA -