Organizada pela Saúde em Português e inserida no âmbito da Plataforma Anti-Transfobia e Homofobia, a tertúlia conimbricense acontecerá na Livraria Almedina- Estádio, pelas 19 horas.
O evento contará com as presenças como oradores de Bruno Maia, Médico, Nuno Miguel Ropio, Jornalista e Ema Sofia Alves, Enfermeira. A moderação pertencerá a Hernâni Caniço, Médico e Presidente da Saúde em Português.
Como objectivos do debate encontra-se a sensibilização da comunidade em geral para a questão da despatologização da transexualidade, bem como a sensibilização para o direito à expressão plena das identidades individuais, sem receio de qualquer tipo de censura ou repressão social e a promoção e partilha de conhecimentos e debate sobre sexualidades, identidades e liberdades individuais.
Por sua vez, o encontro do GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal, tem como objetivos criar um espaço que permita o apoio e o convívio entre esta população, através da partilha entre pares e do esclarecimento a partir de quem mais sabe, pretendendo criar um espaço que crie uma rotina e aproxime as pessoas transexuais - e onde todas elas possam ter voz e sentir-se à vontade.
O tema deste primeiro encontro será o "Processo de Transição" e contará como convidados o Dr. Pedro Freitas, médico sexologista, e a Dra. Íris Monteiro, psicóloga clínica, ambos apoiantes da patologização e controlo da transexualidade e das pessoas transexuais.
Mais próximo das datas seguintes iremos informando dos seguintes encontros.