PORTUGAL: Transexuais e Intersexuais com associação independente (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Sexta-feira, 18 Fevereiro 2011 14:30

PORTUGAL
Transexuais e Intersexuais com associação independente



Elementos do GRIT que recentemente se desassociaram da ILGA Portugal, juntamente com novos elementos, assumem um novo nome: API - Associação Pela Identidade - Intervenção transexual e intersexo, enquanto a denominação GRIT Grupo de Reflexão e Intervenção sobre transexualidade continuará como pertencente à Ilga Portugal.


Em comunicado emitido hoje, o GRIT continuará assim a fazer da ILGA Portugal uma associação com um foco cada vez maior na sigla T.

A API torna-se assim na única associação transexual e intersexo independente no panorama das associações e grupos nacionais, com foco na transexualidade e intersexualidade sem, no entanto, pôr de parte outras questões de género, assumindo-se como continuadora da exrinta aT, que tinha sido até ao momento, a única associação transexual independente.

Segue-se o comunicado na sua íntegra.

COMUNICADO

O GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade vem, no seguimento do comunicado da sua desassociação da Associação ILGA Portugal, anunciar que, doravante, adopta o nome de Associação pela Identidade ? Intervenção Transexual e Intersexo, prevendo oficializar-se como associação de solidariedade social com brevidade.

Desta forma, o Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade mantém-se, com tal denominação, como uma unidade da Associação ILGA Portugal, com a responsabilidade de cuidar dos temas relacionadas com os direitos das pessoas transexuais, dentro desta associação. É, assim, confirmado o objectivo do GRIT em tornar a ILGA Portugal numa associação LGBT cada vez mais inclusiva à sigla T, através da produção de material formativo e informativo, assim como da implementação de iniciativas socioculturais.

A Associação pela Identidade, por sua vez, assume-se como uma unidade autónoma e complementar ao movimento LGBT, com o objectivo de reflectir e intervir em exclusivo nas temáticas da transexualidade, e também da intersexualidade, que assumimos de forma a explorar as afinidades e diferenças entre estas duas condições.

Este é um projecto que descende directamente do GRIT ? Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade, a partir do qual se forma, mas também, indirectamente e em parte, da extinta ªt. ? Associação para o Estudo e Defesa do Direito à Identidade de Género, que já procurou trabalhar num activismo voltado em exclusividade para as questões de género. Ou mesmo de todos os que lutaram, à sua maneira, pela melhoria de vida das populações transexuais e intersexo.

Com a reaprovação da Lei de Identidade de Género na Assembleia da República, sem alterações atentatórias aos Direitos Humanos, e com garantia de promulgação pelo Presidente da República, reafirmamos o sentimento de conquista: trata-se do reconhecimento da nossa identidade e cidadania! E acrescentamos o significado da data que se aproxima e assinala os cinco anos sobre o assassinato da mulher transexual Gisberta Salce Júnior, a mesma que nos relembra o quanto há ainda por fazer.

Este momento faz-nos sentir confiantes e positivos na concentração de energias e esforços que nos garantam conquistar cada vez mais e melhores condições de vida, tornando-se claro que este é o momento para que as populações transexuais e intersexo surjam e se estabeleçam num activismo muito próprio, ímpar e seu. Reavivamos o convite para que mais pessoas se juntem a nós!

A Associação pela Identidade ? Intervenção Transexual e Intersexo

Contactos:

E-mail: associacaopelaidentidade@gmail.com

Blog: http://associacaopelaidentidade.blogspot.com

PORTUGAL: Transexuais e Intersexuais com associação independente

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal