Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Quinta-feira, 31 Outubro 2013 10:04

MONTENEGRO
Ativista LGBT pede asilo ao Canadá



Depois de ver ataques a marchas LGBT que resultaram em algumas vitimas, e que os atacantes mesmo identificados nada sofreram, Zdravko Cimbaljevic vai pedir asilo ao Canadá.


Cimbaljevic é um activista de Montenegro, e que até bem pouco tempo era responsável pelo Forum LGBT de Montenegro, cargo do qual se demitiu em consequência da ineficiência das autoridades perante os ataques.

O que levou Cimbaljevic a demitir-se e a desejar procurar asilo no Canadá foi o fato de ter recebido consecutivas ameaças de morte e, segundo ele, as autoridades Montenegrinas “não tem nenhum desejo em por fim a essas ameaças”.

As duas paradas LGBT que ocorreram no país e que foram alvo de ataques e que deixaram os agressores impunes é outra das razões que leva Cimbaljevic a solicitar asilo ao país americano.

Exemplo da ameaças, no dia anterior a uma das paradas foi publicado num jornal local o obituário do ativista utilizando linguagem extremamente agressiva.

Porque a memória é a maior riqueza humana, em 2010 Zdravko Cimbaljevic foi o primeiro montenegrino a declarar a sua homossexualidade publicamente.

Marcadores/Tags:

#montenegro ano 2013

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal