Segundo a polícia o homem "foi levado a esta situação terrível devido ao facto de não conseguir obter um emprego e à sua frustação sobre esta situação e o seu ódio publicamente assumido ao movimento liberal".
Testemunhas afirmaram que alguns dos 200 membros da igreja que estavam a assistir ao festival enfrentaram o suspeito e dominaram-no depois de ele ter tirado uma caçadeira de uma caixa de viola e ter disparado três vezes sobre a multidão durante a actuação de um grupo de crianças baseada no musical Annie.
Nenhuma criança foi ferida, mas cinco perssoas estão em estado grave ou crítico. Os mortos incluem Greg McKendry, de 60 anos, que foi assinalado como heroi por ter usado o seu corpo como escudo para proteger os outros membros da congregação do tiroteio.
Com um total de 79 cartuchos a situação poderia ter sido muito mais grave não fosse a pronta atitude dos presentes que dominaram o atirador.
Jim Adkisson, de 58 anos, é acusado de homicídio qualificado e está em prisão preventiva. Mais acusações são esperadas em breve.
De acordo com os investigadores, Adkisson não tinha ligações com a igreja, que promove trabalho social progressista, incluindo a defesa dos direitos das mulheres e dos homossexuais.
A congregação de Knoxville, onde aconteceu o tiroteio, também tem prestado abrigo para os refugiados políticos, alimentado os sem-abrigo e fundou uma secção da União Americana das Liberdades Civis, de acordo com seu site na Internet.