Ryan Jordan Santana, que jogou numa universidade cristã da Califórnia, é um profissional no clube Golden Grove Dodgers em Adelaide, Austrália. Ele assumiu-se para os seus companheiros de equipa e para a sua mãe pela primeira vez como parte da série TLC This Is Life Live.
No programa, o apresentador perguntou a Santana o porquê de se assumir para a sua família na televisão nacional.
Sinto que lutei contra isto, e sei que há outros a lutarem com a sua sexualidade também. Quero que eles saibam que não estão sozinhos. Quero ser uma espécie de escape, uma luz. Ryan Jordan Santana
Santana jogou na Azusa Pacific University e na St Mary's Catholic High School em Phoenix, Arizona, que são escolas que proibiam especificamente o sexo gay. Ao falar para a Outsports, Santana disse que a Azusa Pacific foi "um ponto particularmente difícil, porque eu acredito em Deus. Foram tempos complicados".
Ele percebeu pela primeira vez que se sentia atraído por homens aos 15 anos, mas manteve tudo em segredo.
Vivi uma mentira toda a minha vida. Estava sempre com muito medo de dizer aos meus colegas. Mas não quero mais mentir sobre essa parte de mim. Ryan Jordan Santana
Disse que era incapaz de dizer as palavras "eu sou gay" em voz alta até apenas há 10 meses atrás.
Durante uma reunião gravada, os seus colegas disseram que seriam 'companheiros para a vida'. "Isso não muda nada entre a nossa amizade", disse o colega de quarto de Santana.
E quando Santana disse à mãe, ela foi muito mais compreensiva do que possam imaginar. A mãe disse: "Eu estou aberta a aceitar de tudo. Tu ainda és tu."
Confiram o vídeo no YouTube