Com o pequeno gesto, o casal duplicou a verba disponível pelos defensores do Referendo 74 que, se for aprovado, legalizará o casamento para gays e lésbicas no estado, confirmando uma lei aprovada na Assembléia Legislativa este ano. Nos EUA já existem vários estados que reconhecem a igualdade no casamento, mas sempre que a questão foi submetida a votação foi chumbada, mesmo quando as sondagens indicam que em todo o país há uma maioria de pessoas a favor da igualdade.
O presente do casal veio reforçar duplamente a iniciativa. Por um lado irá permitir mais iniciativas de divulgação, e por outro veio mostrar ao público em geral que há pessoas que acreditam na justiça da questão de tal forma que fazem um donativo tão substancial pela causa.
Bezos, fundou a Amazon.com em 1994, e continua a ser o presidente da empresa que gere um império de 40 mil milhões de euros por ano. Junta-se agora a uma lista cada vez maior de executivos não homossexuais que apoiam a igualdade no casamento e outros direitos para gays e lésbicas. Outro exemplo são Bill Gates e Steve Ballmer da Microsoft que doaram 100.000 cada (cerca de 80.000 euros) para a campanha do referendo.
Bezos foi abordado por e-mail no domingo por Jennifer Cast, um dos primeiros funcionários da Amazon e uma mãe lésbica de quatro filhos que agora é presidente de angariação de fundos do esforço pró-referendo. No seu e-mail a Sra. Cast, de 50 anos, implorou a Bezos que compreendesse a importância da questão para ela e a sua parceira de longa data.
"Eu quero ter o direito de se casar com o amor da minha vida e permitir aos meus filhos e netos verem a sua família honrada como uma família 'real'" escreveu. "Precisamos da ajuda de pessoas heterossexuais. Para ser muito franca, precisamos de ajuda de pessoas heterossexuais ricas que se preocupam connosco e que queiram nos ajudar a vencer."
Jennifer tinha trabalhado em estreita colaboração com Bezos quando a Amazon tinha apenas algumas dezenas de funcionários, mas deixou a empresa em 2001, nunca tinha falado sobre o casamento homossexual com ele e não tinha a mínima ideia de que resposta iria ter.
No e-mail, a Sra. Cast descreve detalhadamente a dor que sofreu como uma jovem adulta e as dificuldades que enfrentou ao reconhecer publicamente a sua sexualidade. No final, ela incisivamente pediu-lhe para doar entre 100.000 e 200.000 USD para a causa do referendo.
Isto tudo no domingo à noite... na terça-feira seguinte recebeu a resposta no seu telemóvel quando ia de carro com a família. Teve de o ler em voz alta duas vezes para ter a certeza que tinha percebido bem: "Jen, isto está certo por muitas razões. Nós estamos convosco com 2.5 milhões USD. Jeff & MacKenzie"