Pesquisa:
 

Domingo, 27 Junho 2010 16:49

PORTUGAL
Bispo das Forças Armadas defende direitos LGBT



Defensor de causas sociais D. Januário Torgal Ferreira defende não só os direitos civis de gays e lésbicas em entrevista ao Jornal i como também uma nova visão da Igreja sobre a homossexualidade.


Embora não concorde com o casamento porque o "entende como união", o ainda Bispo das Forças Armadas e de Segurança é demolidor em relação aos argumentos do Presidente da República, classificando a justificação da promulgação de "inadequada, inconveniente, injustificada e incoerente". Esclarecendo que "a sério que não vejo como é que uma situação crítica do ponto de vista económico-financeiro pode ser agravada com a legalização de um homem casar com um homem ou de uma mulher com uma mulher."

Mas também explica que não concorda com o casamento entre pessoas do mesmo sexo mas aceita que duas pessoas do mesmo sexo vivam juntas. E que tal situação não o choca de todo e que a única atitude que ele tem de ter nessa situação é de "respeitabilidade".

Na entrevista a situação dos gays católicos também é abordada por D. Januário Torgal Ferreira indicando que "São pessoas que põem problemas". E descreve o seu encontro com uma pessoa homossexual: "Uma pessoa que sofria loucamente, porque não era entendida, porque tinha uma orientação sexual que não é aceite socialmente. Alguém que se sentia só, escorraçado. Alguém que se escondia."

Embora com esta visão algo dramática, o Bispo é muito pragmático: não faz sentido falar de aceitar homossexualidade e não aceitar a sua prática. "Com certeza que um casal homossexual não é um teórico, não é? E os afectos traduzem-se por essa prática, por essa fusão psíquico-afectiva da unidade misteriosa que é o ser humano" conclui.

E vai mais longe: a Igreja tem de "entender" esta situação mas não a deve "sacralizar" com o matrimónio.

PORTUGAL: Bispo das Forças Armadas defende direitos LGBT

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal