Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Quarta-feira, 25 Novembro 2009 16:37

SIDA
Portugal e EUA juntos no numero de casos



Segundo os últimos relatórios da ONU/Sida e a OMS, Portugal e os EUA estão na linha da frente de novos casos de infecção pelo VIH/Sida.


Contudo devemos ter em conta que Portugal tem no seu historial numérico um decréscimo acentuado no número de novos casos.

Assim entre 2004 e 2007, o número de novos casos passou de 1764 para 894 novos casos de VIH/Sida.

Contudo estes números podem estar enviesados porque o decréscimo que se verifica pode ser enganador, se por um lado podemos cair na asneira de pensar que as pessoas estão mais cientes dos riscos relativos á infecção do VIH/Sida, mas aquilo que podemos estar assistir é que as pessoas não fazem os seus testes regulares nos centros CAD.

O Portugalgay.pt tem conhecimento de que estes centros estão a desenvolver esquemas de promoção dos testes para que os cidadãos sejam levados a fazer o teste VIH/Sida, que é completamente confidencial, e gratuito nestes centros.

Segundo o instituto Ricardo Jorge, a 31 de Dezembro de 2008, havia 34888 casos notificados. Embora a percentagem maior dos casos seja referente aos utilizadores de drogas endovenosas, mas os últimos números dão-nos conta que os homens que tem sexo com homens estão a aumentar.

É preciso sensibilizar a população para fazerem o teste, e por isso o Editor do Portugalgay.pt junto com um amigo participou na produção de um panfleto no sentido de promover o teste, num trabalho desenvolvido pelo CAD da Rua da Constituição, na cidade do Porto.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal