Neste segundo dia foi Katty Xiomara quem abriu a passerelle. Ilusion is the first of all pleasures (Oscar Wilde). Ilusão era o tema da colecção de Xiomara, que nos apresentou cortes elegantes, onde o brilho é apresentado de forma discreta em padrões cintilantes, resultando em passos de mágica as sobreposições e transparências. Os padrões masculinos davam ao conjunto uma sobriedade austera.
Já o tema de Ana Salazar, Protection, parece ter sido levado bem há letra, tanto que não só a colecção não constituiu uma surpresa como se apresentou bastante pobre excepto uma ou outra peça mais interessante. Usou as cores da floresta, e o camuflado dos pássaros, traduzindo estes nas cores, formas e texturas da sua colecção.
Terminamos este segundo dia, com os Maneis. Manuel Alves e Manuel Gonçalves trouxeram-nos as cores intensas do vermelho sangue ou o luminoso dos brancos, cortes que proporcionavam movimentos ondulados dos materiais, e calças boca-de-sino, tudo isto a coberto de elegantes chapéus de aba larga. Aplicações em acrílico com desenhos geométricos amplificaram o cromático da sua colecção.
No terceiro dia o PortugalFashion entra em modo de cruzeiro com 11 coleções: Adreia Oliveira, Luiciana Teixeira, Fernando Lopes, Hugo Veiga, Hugo Costa (bloom), Vicente International, Felipe Oliveira Baptista, Joana Ferreira (bloom), TM Collection by Teresa Martins, Alexandre Marrafeiro (bloom) e, para encerra o dia, Miguel Vieira.
Veja a foto-reportagem em: www.portugalgay.pt/extra/portugalfashion2011.2 .