Navios de guerra tem-se passeado no canal inglês naquilo que é encarado pelos ingleses como uma demonstração de força.
No Twitter oficial da embaixada da Rússia no Reino Unido pode-se ver um cartoon com um urso musculado a representar a nação moscovita e uma cerca feita de escudos com estrelas numa alegoria à EU com o portão a lembrar Auschwitz, onde se lê “€ zone”, o desenho é composto ainda com uma série de porcos e uma bandeira arco-íris LGBTI dentro da cerca.
No Twitter para além do desenho lê-se:
Se a Rússia está em declínio, porque se preocupam? Talvez a verdadeira preocupação seja o declínio do ocidente e que nós tratamos melhor dos assuntos? Embaixada da Rússia no Reino Unido
Um ativista reagiu a este post dizendo que o Twitter feito pela Embaixada da Rússia está cheio de “todos os tipos de fascismo” São conhecidas as ações do governo russo contra aquilo que eles classificam de “propaganda gay”, concertos como os de Madonna e de Lady Gaga foram levados a tribunal por alegadamente as estrelas pop promoverem a homossexualidade.
Recentemente Vladmir Putin apontou leis dos EUA como sendo homofóbicas tendo antes alegado que a homofobia na Rússia tem sido “deliberadamente exagerada” e que na Rússia as pessoas LGBT tem direitos iguais. Talvez se estivesse a referir ao direito ao silencio, uma vez que Yelena Klimova fundadora do site Deti-404 já foi multada por duas vezes, uma vez que o seu site promove o apoio a pessoas LGBT, e por isso foi acusada de “espalhar informações proibidas”.