Parece que as mulheres portuguesas estão determinadas em estar na vanguarda dos casamentos. Depois de Anabela e Célia se terem casado em Toronto no Canadá em Dezembro de 2003, e de Teresa e Lena se terem casado em Lisboa em Junho de 2010, eis que agora Denise (47 anos) e Vera (60 anos) são também pioneiras a casarem-se no consulado Português no Rio de Janeiro, Brasil.
As duas vivem juntas há 17 anos e como Denise tem nacionalidade Portuguesa puderam realizar o seu casamento no Consulado Português.
O pedido de casamento foi feito por Denise no mesmo dia em que Cavaco Silva anunciou a promulgação da lei.
Em declarações ao média, Denise afirmou que "Hoje, mais do que nunca, sinto-me feliz por ser portuguesa" esclarecendo que "Quisemos celebrar nosso amor. Agora, pelo menos em Portugal, temos direito a coisas práticas, como pensão. Não deveria haver diferença entre um casamento homossexual ou heterossexual. O que existe de fato é a união de duas pessoas que têm de ter seus direitos assegurados pela lei"
Denise trabalha na administração do consulado e reuniu um grupo de cerca de 40 pessoa para a festa que foi vedada aos media e seguiu o figurino tradicional de almoço, lembranças, bolo de dois andares, etc.
Embora o Brasil não reconhece a igualdade no casamento para gays e lésbicas, como Denise trabalha num consulado Português Vera passa a ser beneficiária da sua pensão (paga pelo Governo Português) em caso de morte e a união terá efeitos em termos de IRS em Portugal.