A decisão do tribunal significa que a ilha está pronta para se tornar o primeiro país asiático a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Na decisão divulgada esta quarta-feira o painel de 14 juízes ordenou que os legisladores corrijam o Código Civil ou introduzam novas disposições para reconhecer o casamento de casais de gays e lésbicas dentro de dois anos. O tribunal considerou que a lei atual está em violação dos direitos constitucionais de liberdade de casamento e igualdade entre os cidadãos.
As disposições atuais da Lei de Casamento não permitem que duas pessoas do mesmo sexo criem uma união permanente de natureza íntima e exclusiva. Esta é obviamente uma grande falha legislativa. Comunicado de Imprensa
Dois dos 14 juízes votaram contra, e um absteve-se.
Centenas de simpatizantes da igualdade no casamento celebraram a decisão em Taipei em frente ao parlamento. Já a oposição estava acampada no exterior do edifício do tribunal desde terça-feira.
Neste momento a questão da igualdade no casamento está em discussão no parlamento mas uma decisão só deve ser tomada no ano de 2018.