As duas primeiras sessões de curtas que assisti neste Queer Lisboa (11 curtas), foram pouco mais que nada...
Nesta última sessão, dos 5 filmes apresentados, dois têm algum interesse - um, demasiado curto - "Fou de bassan", do francês Yann Gonzalez, e o outro é demasiado longo - "Hi, Sweety", da argentina Celeste Precioso, que esteve presente na sessão.
Os outros três filmes, um bom, "Les Atttendans", uma co-produção entre a França, a Indonésia e Singapura, e os outros dois verdadeiramente bons.
Um dele já o conhecia, é o filme do russo Seva Galkin "The Fans", uma crítica à homofobia do regime de Putin, e o outro é um filme lindo, lindo, quase poético, do grego Thanasis Tsimpinis - "Escaping the fragile planet", que nos mostra o encontro inesperado de dois jovens, pouco tempo antes do fim do mundo.
Longe de ser um filme apocalíptico, é um filme belíssimo, um enorme hino à vida e à felicidade (é deste filme o vídeo que junto).
Antes vi um documentário banal sobre xs queers de uma pequena cidade mexicana - "Las flores de la noche" dos mexicanos Eduardo Esquivel e Omar Robles.
Destaque Queer Lisboa para hoje: Até ao Fim
Glenda Nicácio & Ary Rosa
Ficção : 94' / Mulheres, Trans, Família
Geralda trabalha num quiosque à beira-mar no Recôncavo da Bahia. Um dia, é informada de que o seu pai está internado no hospital e que pode falecer a qualquer momento. Esse doloroso compasso de espera força uma interação entre ela e as três irmãs. As quatro não se viam desde a morte da mãe, há quinze anos.
21 de Setembro | 19h00 | Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira
23 de Setembro | 16h00 | Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira