Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Quarta-feira, 22 Setembro 2021 09:01

EUA
Estrela de Sexo e a Cidade, Willie Garson morreu aos 57 anos



A sua personagem era o melhor amigo gay de Carrie, Stanford Blatch, e também entrou em filmes como White Collar e Farrelly Brothers.


Com o seu ar único, Willie Garson trabalhou durante uma década com personagens secundárias até conseguir lugar na série que o catapultou para a fama na série o Sexo e a Cidade conforme noticia a Vanity Fair. O confidente e melhor amigo, elegantemente vestido, Stanford Blatch, servindo de contraponto, ou não, nas conversas sobre homens elegíveis em Manhattan das três melhores amigas, incluindo Carrie Bradshaw de Sarah Jessica Parker, isto numa época em que o melhor amigo gay era considerado um ser mítico pela maioria da sociedade norte-americana, e não só.

Se as conversas francas sobre sexo e relacionamentos foram uma pedrada no charco, haver uma personagem abertamente gay numa série de televisão de massas foi como um meteorito. E a personagem foi evoluindo com o mudar dos tempos, no filme de 2010, Sexo e a Cidade 2, a personagem teve direito a casamento com o seu arquirrival numa cerimónia oficializada nada mais nada menos que por Liza Minnelli, isto cinco anos antes do casamento civil ter passado a ser reconhecido em todos os EUA.

E isto tudo por alguém que não era gay, mas que reconhecia o impacto do seu trabalho como ator junto da população em geral, tal como explicou numa entrevista ao The Huffington Post em 2016:

Também foi muito importante para o programa mostrar alguém que era feliz como gay, orgulhoso, aberto e confortável com a sua orientação.
Tínhamos acabado de sair da crise do VIH/SIDA e as personagens gays eram meio sombrias e em sussurros.
Mas Stanford era o tipo:‘ Ei, eu sou gay. Realmente gay. Super gay. E feliz com isso, estou à procura de um namorado, estou à procura de um marido', tudo muito aberto e às claras, realmente diferente do que se mostrava antes.
 Willie Garson

A morte de Garson foi confirmada nas redes sociais por seu filho, Nathen Garson: "Sempre foste a pessoa mais resistente, engraçada e inteligente que conheci. Fico feliz de teres compartilhado o teu amor comigo. Nunca vou esquecer ou perdê-lo .Amo-te muito, papa”, escreveu Nathen no Instagram.

Além da personagem super-famosa de Stanford, Garson também interpretou várias outras personagens em filmes e programas de TV ao longo das décadas, incluindo um papel regular como o vigarista, faz-tudo e angariador de informações Mozzie na série White Collar. Teve também presenças em Cheers, Arquivo X, Quantum Leap, NYPD Blue e Supergirl. No cinema, teve papéis secundários em Groundhog Day, Soapdish e Mars Attacks! E apareceu em três comédias dirigidas pelos irmãos Farrelly - Something about Mary, Fever Pitch e Kingpin. O ator estava a trabalhar na nova série da HBO, And Just Like That, mesmo enquanto lutava contra um cancro.

Para registo ficam as memórias de uma personagem que estava lá a apoiar quando era preciso, mas com um sentido de humor acutilante, como é exemplo esta conversa na temporada 3 de Sexo e a Cidade com Carrie:

“Não posso demorar”, diz Stanford. “Tenho bilhetes para os Monólogos da Vagina.”

Uma Carrie perplexa pergunta-lhe pensativamente: "Por quê?"

Resposta: “Só porque não como num restaurante, não significa que não tenha curiosidade em saber quais são as especialidades da casa.”

EUA: Estrela de Sexo e a Cidade, Willie Garson morreu aos 57 anos

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal