ONU: Representante LGBT de Direitos Humanos mantem-se por pouco (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Quarta-feira, 21 Dezembro 2016 22:15

ONU
Representante LGBT de Direitos Humanos mantem-se por pouco



Vitit Muntarbhorn viu mais uma vez a sua posição na ONU posta em causa numa votação com pouca margem.


Países como a Rússia e a China em conjunto com alguns países do continente africano apresentaram um documento que sugeria a retirada de mandato a Vitit Muntarbhorn.

Contudo a posição firme por parte de outras nações limitou esta intimidação contra os direitos humanos: 84 votos a favor da permanência de Vitit Muntarbhorn contra 77 que pediam a sua demissão, e 16 abstenções.

André du Plessis, Diretor de Programas e Advocacia da ILGA (International Lesbian and Gay Association) explica a importância desta votação "Fizemos o que os defensores de direitos humanos de todo o mundo puderam fazer, ressaltando a necessidade de os Estados respeitarem a autoridade do Conselho de Direitos Humanos. Esse resultado é importante não só porque mostra que os Estados acreditam que a violência e a discriminação enfrentadas por pessoas LGBT em todo o mundo merecem atenção, mas também porque ela confirma a autoridade do Conselho de Direitos Humanos da ONU, o principal órgão de direitos humanos no mundo.”

As co-secretárias gerais da ILGA, Helen Kennedy e Ruth Baldacchino, disseram:

"A ILGA está muito contente que o mandato tenha sido novamente salvaguardado. Mais uma vez, os Estados reafirmaram a importância de monitorar as violações dos direitos humanos contra as pessoas com base na sua orientação sexual e identidade de gênero, um salto crucial para um mundo onde todos são tratados livres e iguais".

O mundo parece estar numa reviravolta na defesa dos direitos humanos e por isso diz Renato Sabbadini, Diretor Executivo da ILGA, que mais que nunca precisamos estar unidos e solidificar os nossos aliados para “garantir que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.

Estamos confiantes de que o Especialista Independente trabalhará para construir pontes, em vez de ampliar as lacunas entre nossas comunidades e aqueles que pensam que estamos buscando 'direitos especiais' Sabbadini, ILGA

.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal