Trudeau acenou com uma bandeira do arco-íris e, ocasionalmente, dançou, enquanto o líder irlandês Leo Varadkar caminhou ao lado dele e acenou para as multidões na rua.
Numa conferência de imprensa anterior, Trudeau destacou a importância de trabalhar com aliados estrangeiros para continuar a luta para uma maior igualdade.
Por tudo o que celebramos aqui no Canadá, há muito trabalho a fazer em todo o mundo, e precisamos trabalhar juntamente com os nossos aliados por direitos, por oportunidades e por valores que sabemos unem os nossos países Justin Trudeau
Varadkar, que é o primeiro primeiro ministro abertamente gay da Irlanda, disse que é necessário um maior progresso em áreas como a saúde sexual e a prevenção do bullying homofóbico. Disse também que o Canadá e a Irlanda têm a responsabilidade de trabalhar em conjunto para promover a causa da igualdade de direitos em áreas do mundo em que estão ameaçadas.
Acho que a Irlanda e o Canadá têm muito em comum.
O que temos mais em comum é que somos países que compreendem que a diversidade é a nossa força e as nossas diferenças nos tornam melhores Leo Varadkar
Numa ocasião anterior no mesmo dia, Trudeau disse que a celebração é representativa do tipo de lugar que o Canadá é, em contraste com uma manifestação anti-imigração na cidade de Quebec. E explicou que um pequeno "grupo de racistas irritados e frustrados" não consegue definir o Canadá ou mudar os seus valores fundamentais.
Nelly Furtado animou a noite de sexta-feira e muito mais
Além da parada o festival incluiu diversos eventos culturais, desportivos, de activismo, entre outtos. Na sexta-feira, por exemplo, a cantora Nelly Furtado animou o palco principal do festival actuando para milhares de pessoas no Parc des Faubourgs num evento de entrada gratuita. Além de uma conferência sobre direitos humanos e um torneio desportivos, também foram realizados diversos eventos específicos para diversas temáticas incluindo leather, trans, ball culture, lés, assexuais, crianças, musicais, etc.