"Parece tão ridículo que eu tenha uma relação com meu parceiro de 17 anos e temos um filho, e meu parceiro e eu não nos podemos casar", disse Elton John, de 63 anos, durante o show de 90 minutos que incluiu Your Song, Sixty Years On, Levon e outros sucessos que ele escreveu antes de se declarar publicamente como homossexual.
Sir Elton tinha desapontado alguns ativistas gays da Califórnia após a proibição, conhecida como Proposição 8, aprovada em 2008, quando disse que não tinha vontade de casar e ficou satisfeito com a parceria civil, que ele e seu parceiro de longa data, David Furnish, tinham.
Mas Sir Elton cantou uma nova melodia neste show, que arrecadou três milhões de dólares para a American Foundation for Equal Rights.
Ele elogiou o esforço para reverter a proibição e prometeu fazer tudo o que podia para ajudar.
"Como um homem gay eu achava que tinha tudo", disse. "Eu tenho uma carreira maravilhosa, uma vida maravilhosa. Eu tenho a minha saúde, eu tenho um parceiro de 17 anos e tenho um filho.E vocês sabem que mais? Eu não tenho tudo, porque eu não tenho o respeito de pessoas como a igreja, e as pessoas como os políticos que me dizem que eu não sou digno ou que eu sou 'menos que' porque eu sou gay ".
Furnish e Sir Elton se tornaram pais de um menino no dia de Natal. Seu filho, Zachary Jackson Levon Furnish-John, nasceu na Califórnia, através de uma mãe de aluguer. Ambos contribuíram para a fertilização do óvulo, não estando interessados em saber quem é efectivamente o pai biológico.