Índice
On-Line
Notícias

Quinta-feira, 20 Dezembro 2012 19:43

URUGUAI
Casamento avança para o Senado



A vota√ß√£o na C√Ęmara dos Deputados foi maci√ßa e o casamento entre pessoas do mesmo sexo est√° no bom caminho.


Depois de na semana passada a C√Ęmara dos Deputados Uruguaia ter votado em for√ßa pela aprova√ß√£o do projecto-lei que permitir√° o casamento entre pessoas do mesmo sexo, espera-se agora igual resultado no Senado.

Jos√© Mujica, Presidente da Rep√ļblica, j√° disse que iria promulgar a lei quando ela chegar √† sua secret√°ria, e quando isso acontecer o Uruguai ser√° o segundo pa√≠s da Am√©rica latina a ter casamento para gays e l√©sbicas.

O ponto alto do debate, foi quando um adolescente leu uma mensagem aos deputados, o jovem é filho adoptivo de um homossexual.

Num pa√≠s em que apenas 60% da popula√ß√£o se identifica com a religi√£o, os ¬ďdegraus¬Ē legislativos j√° haviam come√ßado antes, permitindo Uni√Ķes Civis e o livre acesso de homossexuais √†s for√ßas armadas, e em 2009 foi o primeiro pa√≠s da Am√©rica Latina a aprovar a adop√ß√£o por pessoas homossexuais.

Os Supremos do Brasil e do México estão a caminhar no sentido de aprovar também nesses países a igualdade no casamento, e são muitos os sinais que mostram uma maior aceitação da homossexualidade nos países da América Latina, isto mesmo perante a resistência de alguns mais conservadores e com raízes religiosas mais fortes.

Índice
On-Line
Notícias
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados