Só o facto de um casal vir da Austrália a Espanha com o objectivo específico de dar o nó é razão para notícia, mas neste caso há mais na questão.
Há dois meses atrás o governo Australiano votou contra o projecto-lei que visava aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e, o casal, já na casa dos cinquenta, decidiu não esperar mais e por isso escolheu Espanha para oficializar a sua união.
Uma outra das razões da noticia é pelo fato de um dos nubentes ser Ministro da Inclusão Social, Ian Hunter de 52 anos. Ian Hunter é o único deputado abertamente homossexual do parlamento da Austrália do Sul.
O ministro, pouco antes de casar, disse em entrevista estar desapontado com o fato de o seu casamento com Leith Semmens, não ser legal no seu país. Hunter acredita que não há volta a dar e, que mais tarde ou mais cedo o casamento entre pessoas do mesmo sexo será uma realidade na Austrália. Embora considere que isso ainda vai demorar uns bons seis ou sete anos. Ele adianta ainda que este casamento é por amor, mas não é inocente ao ponto de pensar que não terá impato político no seu país, não fosse ele ministro de estado.
Embora as sondagens mostrem de forma consistente que a maioria dos australianos é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, na prática os casais de gays e lésbicas na Austrália estão limitados a leis de parceria civil ou união de facto dependendo do estado.