Foi o primeiro jogador profissional da modalidade a fazê-lo. Thomas tem 1,92 e 101 quilos e foi casado de 2002 a 2006 sendo que a sua heterossexualidade nunca tinha sido colocada em dúvida em público tendo a sua esposa ficado grávida 3 vezes.
E assim a entrevista ao jornal Daily Mail neste sábado caiu como uma verdadeira bomba neste país com forte tradição no desporto.
Em 2006 revelou à sua mulher que era homossexual e teve o apoio da mesma e dos pais para enfrentar o preconceito e a pressão social. "Eu era como uma bomba-relógio, tinha sempre um nó no estômago, sempre pronto a arrebentar. Pensei que podia suprimir isto, mas não pude. Eu sou quem sou, e não podia ignorar isso", revela agora em entrevista.
Thomas teve o seu 100º jogo pela selecção nacional em 2007 e continua a jogar como profissional no Cardiff Blues. Ele espera que os seus colegas de campos tenham a mesma atitude dos seus poucos companheiros mais próximos de campo, a quem já tinha revelado a situação. "Em primeiro lugar sou um jogador e, sobretudo, um homem. Isto é irrelevante, não tem a nada a ver com o que já conquistei. É muito difícil quebrar um tabu, mas espero que daqui a dez anos esse isto não seja mais um assunto de tanto impacto no desporto", conclui.