Enfant Terrible
Às 19,00 vi um dos filmes apresentados na secção Panorama - "Enfant Terrible".
Um filme muito interessante sobre a vida artística do realizador Rainer Werner Fassbinder, que mostra um homem com talento mas também uma pessoa com um feitio algo ditatorial, com uma maneira muito própria de fazer cinema.
E também a sua vida privada, sexualmente muito activa, mas com dois amores que o marcaram muito e ambos se suicidaram, devido ao seu feitio...
Por fim, a sua crescente dependência das drogas que o haviam de levar a uma morte prematura.
Filmado numa cor muito parecida com a do seu último filme - Querelle - o filme foi dirigido em 2020 por Oskar Roehler e no papel de Fassbinder, Oliver Masucci tem uma portentosa interpretação.
Minyan
Na sessão da noite e a abrir o concurso para o melhor filme foi apresentado o filme americano de 2020 de Eric Steel " Minyan".
Este filme premiado em Berlim, passa-se na comunidade judaica nova-iorquina, e foca diversos aspectos diferentes e todos interessantes.
O "problema" dos judeus que vieram de diferentes locais, durante a guerra - União Soviética, Polónia, Ucrânia e alguns deles sobreviventes dos campos de concentração nazi,
A questão da descoberta da sua orientação sexual, pelo personagem principal, o jovem David, interpretado por Samuel H. Levine, mas também a vivência homossexual de pessoas da terceira idade.
A referência à aparição da Sida (anos 80 do século passado) e o curioso relevo dado neste filme ao livro de James Baldwin "Giovanni's Room".
Para mim é um bom candidato, mas sei que não é o tipo de filme que agrade aos juris habituais dos Queer, que tendem sempre a descobrir "valores" e "referências" especiais em filmes não tão lineares e normais como este...
Destaque Queer Lisboa para hoje: Madalena
Madiano Marcheti
Ficção : 85' / Trans, Mistério, Comunidade, Transfobia
Luziane, Cristiano e Bianca não têm quase nada em comum, além de morarem na mesma cidade rural, cercada por campos de soja no interior do Brasil. Embora não se conheçam, cada um deles é afetado pelo desaparecimento de Madalena. Em diferentes partes da cidade, cada um à sua maneira, reage à sua ausência.
19 de Setembro | 22h00 | Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira