O Arcebispo Barry Morgan falou durante uma reunião de representantes da igreja em Llandudno, segundo o Independent.
O primeiro-ministro David Cameron propôs a legalização da igualdade no casamento para gays e lésbicas em Inglaterra e no País de Gales. Rowan Williams, Arcebispo de Cantuária, que foi o antecessor de Morgan no País de Gales, e a maioria dos outros líderes da igreja estão contra a medida.
"Se a legislação para permitir o casamento civil é aprovada, eu não posso ver como nós, como igreja, seremos capaz de ignorar a legalidade do estatuto de tais parcerias e nós não devemos querer fazê-lo", disse Morgan.
Morgan disse também que tem relatos de muitos homossexuais que se sentem como indesejáveis na Igreja Anglicana no Reino Unido.
E tem uma pergunta para os fieis: "A verdadeira questão é: como podemos unir fidelidade à Escritura e Tradição com a chamada mais amplo do Novo Testamento de amar o próximo? Se o objectivo moral do Evangelho é incentivar o amor de vizinhos, como pode isso acontecer quando fazemos pessoas sentirem-se indesejadas, mal amadas, e pecadoras? Como passamos a boa palavra do evangelho para os homossexuais?".