"Close-Knit" é um filme japonês realizado por Naoko Ogigami e foi uma muito agradável surpresa. É a história de Tomo uma menina de 11 anos, mais uma vez abandonada pela mãe e que como em vezes anteriores procura abrigo junto do seu tio, irmão da mãe; só que agora o tio vive junto com uma jovem transgénera, que conheceu no lar onde ela trata da sua mãe. Os três começam a viver juntos e é Rinco, a jovem transgénera que explica a sua situação à criança ao mesmo tempo que se afeiçoa muito a ela. Paralelamente há a história de um rapazinho colega de Tamo, que começa a perceber a sua identidade sexual. É um filme muito suave, muito calmo, mas muito carinhoso e em que as coisas são como são, não são encobertas. É também uma lição de vida e permita-se-me dizer que me reconciliou bastante com a situação pessoal como sempre encarei as pessoas transgéneras.
Classificação ⭐⭐⭐⭐
"Pieles", uma primeira longa metragem do espanhol Eduardo Casanova, será quase de certeza o filme mais polémico deste Queer. É um filme perfeitamente surrealista sobre pessoas fisicamente anormais e a forma como vivem. Será eventualmente comparável com o célebre "Parada de Monstros", de Tod Browning (1932)... Com alguma influência almodovariana, principalmente na banda sonora, não deixa ninguém indiferente. Já tinha dado nas vistas no Festival de Berlim deste ano. O curioso é que as diferentes personagens deficientes, nas suas histórias vão-se cruzando, algumas mal sucedidas, mas outras com surpreendentes "happy-ends". Um murro no estômago completamente inesperado.
Classificação ⭐⭐⭐⭐
"The Strangest Stranger" é um documentário realizado por um sueco - Magnus Bärtås sobre a vida de uma personagem, Joni Waka, um japonês de ascendência judia e que terá servido de base para o personagem principal de um dos livros de Haruki Murakami ("Kafka à beira-mar"). Através da sua vida mundana e extravagante vamos conhecendo costumes de um país diferente - o Japão; no final é-nos mostrada a relação de Joni Waka com um senegalês...
Classificação ⭐⭐⭐
"Où en étes-vous, João Pedro Rodrigues?", é uma curta do próprio, a sua mais recente obra e é para mim uma completa desilusão. JPR quis mostrar algumas recordações pessoais, nomeadamente a passagem dos seus filmes "Parabéns" e "O Fantasma" por Veneza, as filmagens e preparações de filmagens de cenas de guerra de "Morrer como um homem", tudo isso misturado com considerações filosóficas, um cemitério americano onde está sepultado Thoreau e muitas borboletas. Um disparate...
Classificação ⭐