Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Sexta-feira, 18 Maio 2012 19:05

MALAWI
Revolução nos direitos LGBT a caminho?



A nova presidente do Malawi diz que quer derrubar as leis homofóbicas no seu país onde ser homossexual dá direito a vários anos de prisão.


Joyce Banda, que assumiu a presidência no mês passado após a morte do líder homofóbico Bingu wa Mutharika, preside a um dos mais pobres, e mais bonitos, países do mundo. Nas suas primeiras semanas no cargo, Banda reverteu algumas das políticas de Mutharika, na tentativa de restaurar a muito necessária ajuda internacional. Muitos países ocidentais retiraram ajuda ao Malawi ao longo dos últimos anos devido a violações dos direitos humanos e corrupção galopante.

Segundo a BBC, Joyce Banda referiu as questões LGBT durante seu o primeiro discurso do Estado da Nação ao Parlamento do Malawi: "Algumas leis que foram aprovadas pelo parlamento em agosto ... serão revogadas com urgência ... estas incluem as disposições relativas às práticas indecentes e atos não naturais".

A BBC também relata que a nova presidente tem o apoio da maioria no Parlamento, e como tal deve conseguir atingir os seus objectivos.

Em 2010, dois homens foram condenados a 14 anos de prisão porque se queriam casar. O caso de Steven Monjeza e Tiwonge Chimbalanga trouxe a atenção internancional ao Malawi pelas piores razões. A pressão global ajudou a que a sentença não fosse aplicada e os dois homens foram, eventualmente, libertados.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal