Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Quinta-feira, 17 Maio 2007 10:26

PORTUGAL
Sida aumenta entre os mais idosos



Quase quatro mil pessoas, isto é 12,4% dos 32 mil casos de sida registados em Portugal, desde 1983, são homens e mulheres com mais de 50 anos, o que revela "uma tendência crescente da infecção na população idosa", revela um estudo de dois médicos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). O documento, elaborado pelos professores Meliço-Silvestre, director do Departamento de Doenças Infecciosas, e Saraiva da Cunha, director do Serviço de Doenças Infecciosas, tem por base dados oficiais e identificou a via sexual como principal forma de contágio.


O aparecimento de novos fármacos, como o "Viagra", que promovem e prolongam a vida sexual activa é, de acordo com o estudo, que será apresentado e discutido no Congresso "Pandemias na Era da Globalização" (que terá lugar em Aveiro, a partir de hoje), uma das causas do aumento da incidência da sida entre os idosos. Mas não será a única.

"Os idosos pertencem a uma faixa etária mal informada acerca dos perigos de contágio, devido à ausência de sensibilização para atitudes defensivas, como o uso do preservativo, pois não têm sido considerados grupo de risco", dizem os autores do estudo.

Outros aspectos, como os hábitos e valores religiosos, a parceira ter atingido a menopausa, a violência doméstica, propícia a encontros sexuais anónimos, o recurso à prostituição e a própria viuvez "também não devem ser ignorados", adverte Meliço-Silvestre, sublinhando que"persiste uma falsa crença, entre os clínicos, de que os idosos não têm uma vida sexual activa e que, como tal, a sida não os afecta".

De acordo com o estudo, o número de casos de sida notificados em idosos com mais de 65 anos , em 2003, foi superior aos casos detectados na década 1983-1993. Pelo que, "torna-se imperioso assumir um enfoque na prevenção e na educação desta faixa etária, para mudar comportamentos de risco", defendem os autores do estudo. (por José C. Maximino)

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e DOIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal