Parece que desta vez esta desejada avalanche chegou aos antípodas depois da semana passada ter passado pelo Uruguai (embora ainda não ratificada). A partir desta quarta-feira Nova Zelândia faz parte dos países que concedem o acesso ao casamento civil a todas e todos independentemente da sua orientação sexual.
Assim Nova Zelândia passa a ser o 13º país do mundo a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e o primeiro na Ásia-pacifico. A lei entrará em vigor em meados de Agosto deste ano.
Apontada como responsável por este passo importante no direito civil, Louisa Wall, membro do partido trabalhista, é também representante nacional dos desportos Netball e de Rugby, tendo nesta última modalidade ganho uma medalha de ouro no campeonato do mundo de 1998 em Amsterdão. Na declaração após a votação Wall agradeceu à sua companheira Prue Kapua por ter "partilhado esta viagem com ela".
Centenas fizeram fila para assistir ao debate e outros tantos lotaram uma sala para assistir via sistema interno de televisão. O resultado foi de 44 votos contra e 77 votos a favor que levaram Nova Zelândia a juntar-se a Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Islândia, Dinamarca e Argentina. O Uruguai aguarda a ratificação pelo presidente da lei aprovada pelo Senado.