Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Segunda-feira, 16 Maio 2011 16:37

SIDA
Projeto português recebe bolsa da Fundação Bill & Mellinda Gates



Um cientista português está a desenvolver uma terapia inovadora contra a Sida e ganhou uma bolsa de estudo. Foi selecionado entre 2.500 candidaturas internacionais.


João Gonçalves é professor e investigador na Faculdade de Farmárcia em Lisboa e no Instituto de Medicina Molecular e o mentor deste projeto escolhido pela Fundação Bill & Mellinda Gates por ser audaz e inovador na forma como ataca a questão do VIH/SIDA.

O projeto recebeu agora 100'000 USD (cerca de 70'000 euros) a aplicar num período de 12 meses. Os investigadores esperam que após esse período tenham resultados adequados para pedirem financiamento adicional e passarem a testes em seres vivos.

A ideia base dos investigadores portugueses é testar a possibilidade de criarem nanopartículas que identificam células infetadas pelo vírus e as eliminam sem que o vírus tenham possibilidade de se transmitir no processo. Se funcionar poderá eliminar definitivamente o vírus do VIH/SIDA do corpo da pessoa infetada.

88 projectos foram selecionados este ano pela Fundação Bill & Mellinda Gates no programa Grand Challenges Exploration. Em 2010 outro investigador do Instituto de Medicina Molecular recebeu uma bolsa desta vez dirigida à prevenção da malária.

Marcadores/Tags:

#sida #vih/sida ano 2011

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal