João Gonçalves é professor e investigador na Faculdade de Farmárcia em Lisboa e no Instituto de Medicina Molecular e o mentor deste projeto escolhido pela Fundação Bill & Mellinda Gates por ser audaz e inovador na forma como ataca a questão do VIH/SIDA.
O projeto recebeu agora 100'000 USD (cerca de 70'000 euros) a aplicar num período de 12 meses. Os investigadores esperam que após esse período tenham resultados adequados para pedirem financiamento adicional e passarem a testes em seres vivos.
A ideia base dos investigadores portugueses é testar a possibilidade de criarem nanopartículas que identificam células infetadas pelo vírus e as eliminam sem que o vírus tenham possibilidade de se transmitir no processo. Se funcionar poderá eliminar definitivamente o vírus do VIH/SIDA do corpo da pessoa infetada.
88 projectos foram selecionados este ano pela Fundação Bill & Mellinda Gates no programa Grand Challenges Exploration. Em 2010 outro investigador do Instituto de Medicina Molecular recebeu uma bolsa desta vez dirigida à prevenção da malária.