A Fair, Accurate, Inclusive and Respectful Education Act (FAIR), promovida pelo senador abertamente gay Mark Leno (Democrata de San Francisco), exige que os livros escolares e outros materiais didáticos utilizados nas escolas públicas incluam as contribuições históricas das pessoas LGBT.
O projeto também adiciona a orientação sexual e identidade de género nas proteções da Califórnia contra a discriminação. O projeto foi aprovado por uma votação de 23 contra 14, seguindo as divisões dos partidos, com os democratas a favor.
"A maioria dos livros didáticos não incluem qualquer informação sobre figuras históricas LGBT ou do movimento dos direitos civis LGBT, que tem grande significado para a Califórnia e a história dos EUA", disse Leno num comunicado.
Se aprovada, a lei SB 48 poderiam ter um impacto para além das fronteiras da Califórnia. Alterando livros didáticos para atender apenas os requisitos de um estado pode não fazer sentido para as editoras (mesmo que tenha quase 40 milhões de habitantes como é o caso), assim é provável que versões inclusivas das questões lésbicas, gays, bissexuais, transgéneras e transexuais sejam distribuídas em outros estados também.
O projeto segue agora para a Câmara controlado pelos democratas, onde a aprovação é provável.
O governador Jerry Brown (Democrata) ainda não tomou uma posição sobre a proposta, mas em geral tem sido favorável a este tipo de ações.
