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Quarta-feira, 15 Março 2017 12:58

AUSTRÁLIA: Anúncio de Cerveja gera polémica de todos os lados




AUSTRÁLIAO que parecia uma boa ideia publicitária, acabou por gerar uma confusão enorme

Uma popular empresa de cerveja australiana tem fomentado muita controvérsia sobre o debate de um vídeo que preparou sobre igualdade de casamento.

A cervejaria Coopers foi anfitriã de um debate em vídeo no Parlamento federal entre dois membros conservadores do Parlamento. Enquanto bebiam umas cervejas (Coopers, bem entendido) o deputado mais progressista Tim Wilson, e o seu colega mais religioso Andrew Hastie, debateram a questão da igualdade no casamento concordando que ambos eram contra a ideia.

A controvérsia em torno do vídeo vem do facto do debate estar a promover a edição limitada de cervejas "Live light". A Coopers lançou 10.000 rótulos da cerveja estampados com diferentes versos bíblicos. As cervejas de edição limitada foram feitas para celebrar o 200º aniversário da Sociedade Bíblica, uma organização cristã sem fins lucrativos cujo objetivo é criar "novas maneiras de defender a Bíblia, promovê-la e oferecer novas maneiras de se envolver com ela".

Lançado na semana passada o vídeo lentamente começou a chamar a atenção on-line, as pessoas estavam indignadas como a Coopers estava apoiar a posição anti-casamento da Sociedade Bíblica.

A repercurssão levou a pessoas prometerem boicotar a empresa. Muitos bares e pubs - incluindo numerosos locais LGBT - prometeram não ter mais stock de cervejas Coopers.

O Old Bar de Melbourne disse que foi um dia triste para a localidade, pois tinha construído um bom relacionamento com a Coopers ao longo dos anos, mas não iria manter o stock das suas cervejas, explicando-se num post no Facebook:

Infelizmente, após eventos recentes, é muito óbvio que nossos valores estão em desacordo

 



Recuo da Coopers

A Coopers divulgou uma declaração inicial a reforçar que o vídeo foi um debate leve, mas equilibrado sobre um tema importante na Austrália.

"Como uma comunidade madura que somos é um debate que precisamos ter, mas de uma forma boa e leve. Foi assim que fizemos negócios por 154 anos", esclarecem.

No entanto, à medida que a reação pública se intensificou, a Coopers divulgou uma segunda declaração dizendo que não deu permissão para que a sua cerveja fosse usada no vídeo.

Isto foi apesar de a Sociedade Bíblica dizer que "se uniu com a Coopers Premium Light para pedir aos australianos para testarem a Keeping Light - uma campanha criativa para alcançar ainda mais australianos com a palavra de Deus - e desta vez estamos fazendo isso de uma forma bastante inesperada ", disse a organização em seu site.

A Coopers defendeu a sua edição limitada dizendo que não estava a tentar enviar uma mensagem religiosa, mas para comemorar o trabalho de caridade que a Sociedade Bíblica fez em 200 anos.

"Nós respeitamos as crenças de nossa comunidade e não desejamos tentar mudá-las", disse a Coopers na segunda declaração. Explicando que é uma cervejaria familiar formada por indivíduos de diferentes origens, todos eles com opiniões diferentes sobre política e religião, que pensam ser reflexo na comunidade em geral. E defendem que querem que todos os fãs da Coopers saibam que a empresa apoia e abraça toda a sua comunidade.

Entretanto a distribuição da edição limitada foi cancelada pela empresa e o vídeo deixou de estar disponível.

A cerveja cristã

A Coopers tem uma longa história como uma marca cristã. A declaração da missão do seu braço de caridade, The Coopers Foundation, diz que "visa melhorar e proteger a qualidade de vida dos australianos ... na promoção de apoio familiar e comunitário com base em valores cristãos". A Coopers é uma empresa de cerveja que doou milhares de dólares para o Partido Liberal.

Ainda não está claro se o boicote vai afectar muito a Coopers , mas dado que é a cerveja de se tornou popular com muitos australianos, esta polémica poderá ser um problema para os seus lucros. O vídeo também pode ter quebrado as regras do parlamento.
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