Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Terça-feira, 14 Outubro 2014 21:54

SANTA SÉ
Sob pressão de conservadores, Vaticano volta atrás na questão gay



Depois de declarações iradas de católicos conservadores, o Vaticano recuou hoje na sua avaliação surpreendentemente positiva dos relacionamentos de gays e lésbicas.


Esta segunda-feira um documento prévio do Vaticano indicava que os homossexuais tinham "dons para oferecer" à comunidade cristão e reconheciam o "apoio preciso" entre as pessoas que formam um casal do mesmo sexo.

Irremediável e Traição

Um cardeal da África do Sul classificou a declaração de segunda-feira, que também incluiu linguagem positiva sobre casais não casados ​​que coabitam, "irremediável".

"A mensagem que saiu para o exterior é que o Sínodo teria dito isto, e que a Igreja Católica apoiaria disto", disse o cardeal Wilfrid Fox Napier. Mas esclarece: "não é a opinião de todos".

O Cardeal Raymond Burke, um norte-americano e chefe do supremo tribunal do Vaticano, disse que o relatório "não tem uma base sólida nas Sagradas Escrituras." Outros conservadores consideram o documento uma "traição".

Gays são bem vindos, mas...

Em resposta a estas reacções, o Vaticano recuou hoje. Em um comunicado, disse que o relatório sobre gays e lésbicas era um "documento de trabalho", e não a palavra final de Roma. E esclareceu que quer acolher gays e lésbicas na igreja, mas não quer criar "a impressão de uma avaliação positiva" dos relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.

O objetivo dp Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a Família, é apresentar propostas para uma reunião maior, a ser realizada em Outubro de 2015. Até lá há um longo caminho antes de quaisquer mudanças doutrinais ou pastorais na igreja.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal