Espectáveis na aprovação da cláusula do artigo 11º da Constituição que diz que todas as pessoas são iguais estão Kim e Dave que pretendem entrar com um processo na justiça para reconhecimento do seu casamento e que por consequência será o reconhecimento dos casamentos de outros coreanos e coreanas.
Kim Jho Gwang-soo de 50 anos, diretor de cinema casou-se em Setembro de 2013 com o produtor Dave Kim de 31, em Seul numa cerimónia nada discreta ou não tivesse reunido 2000 convidados. Os tribunais são contudo o único recurso para verem reconhecida a sua união após terem tentado registá-la por duas vezes e terem obtido como resposta que a lei não reconhece uniões do mesmo sexo.
Por isso acreditam que a aprovação da referida cláusula pode ser um passo de gigante para todos os LGBTI da Coreia. Kim lembra que a decisão do Supremo nos EUA é resultado de uma luta que começou nos anos 60 mas acredita que na Coreia não demore tanto tempo para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Nas recentes celebrações do Orgulho Gay estiveram cerca de 20 mil pessoas em Seul, frente a centenas de fundamentalistas cristãos que tentaram, em vão, impedir o desfile deitando-se no chão.