Pesquisa:
 

Quinta-feira, 16 Julho 2015 10:28

COREIA DO SUL
Casal gay avança na justiça para igualdade de casamento



Este é mais um país onde se procura reconhecimento dos casais do mesmo sexo através dos tribunais.


Espectáveis na aprovação da cláusula do artigo 11º da Constituição que diz que todas as pessoas são iguais estão Kim e Dave que pretendem entrar com um processo na justiça para reconhecimento do seu casamento e que por consequência será o reconhecimento dos casamentos de outros coreanos e coreanas.

Kim Jho Gwang-soo de 50 anos, diretor de cinema casou-se em Setembro de 2013 com o produtor Dave Kim de 31, em Seul numa cerimónia nada discreta ou não tivesse reunido 2000 convidados. Os tribunais são contudo o único recurso para verem reconhecida a sua união após terem tentado registá-la por duas vezes e terem obtido como resposta que a lei não reconhece uniões do mesmo sexo.

Por isso acreditam que a aprovação da referida cláusula pode ser um passo de gigante para todos os LGBTI da Coreia. Kim lembra que a decisão do Supremo nos EUA é resultado de uma luta que começou nos anos 60 mas acredita que na Coreia não demore tanto tempo para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Nas recentes celebrações do Orgulho Gay estiveram cerca de 20 mil pessoas em Seul, frente a centenas de fundamentalistas cristãos que tentaram, em vão, impedir o desfile deitando-se no chão.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2015)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal