A proposta alteração diz que o “Conselho reconhece que a parceria deveria ser um homem e uma senhora em todas das competições amadoras e profissionais e campeonatos a não ser que seja especificado.”
O British Dance Council é o corpo regulador das danças de salão no Reino Unido. Formula e administra todas as regras das competições, e irá considerar a proposta no dia 21 de julho. Heather Devine, que costuma competir com a sua parceira Chrisi Lyons, diz que “Estou muito stressada com o facto de que o BDC está a considerar banir-nos. Excluir-nos quer dizer que não podemos participar em competições. É tão injusto.” Heather e Chrisi são parceiras há 18 meses, e são as atuais campeãs europeias do mesmo sexo. Os casais do mesmo sexo estão chocados e zangados com essa possibilidade que os exclui de competições no futuro.
Sarah Hughes e Diane Willmot competiram em eventos desde 2005 e são ativamente contra qualquer alteração nas regras que os impeça de participar livremente. John Church e o seu parceiro de quatro anos, Alex são vistos como um dos mais ativos bailarinos masculinos, e também se ressentem com a proposta de alteração.