Com valores mais baixos, mas conseguindo consolidar a posição na grelha do primeiro canal da estação pública estão o concurso "O cofre" e a telenovela "A escrava Isaura". O primeiro emitido em horário nobre estreou no passado dia 5, com 7% de audiência média e 17,8% de "share", posicionado em quarto lugar na lista de programas mais vistos da RTP1. Porém, registou logo no dia seguinte (terça-feira) a subida para o segundo lugar, com 10,4% de audiência, a melhor da primeira semana, e 24,3% de "share".
O programa apresentado por Jorge Gabriel tem-se mantido nos lugares cimeiros do canal, ultrapassado apenas pelo "Telejornal" e pelo jogo de apuramento para o Mundial da Alemanha que opôs a Selecção Nacional à Rússia.
Quanto à produção brasileira "A escrava Isaura", esta tem conseguido manter o interesse crescente dos telespectadores, apesar de ser emitida após o "Jornal da tarde". Partindo de 3,8% de audiência e 25,8% de "share", a nova versão da telenovela baseada na obra homónima de Bernardo Guimarães ultrapassou, na quinta e sexta-feira, em audiência média, os programas mais vistos naquele horário a repetição de "Inspector Max", da TVI e "Rex, o cão-polícia", da SIC. Menos felizes foram os valores alcançados pelo compacto emitido no sábado à noite, e que teve como concorrente o jogo de futebol entre o F. C. Porto e o Rio Ave e os comentários da SuperLiga.
No que diz respeito ao perfil da audiência, esta telenovela foi a que registou valores mais significativos, como, por exemplo, 47,7% nos telespectadores com mais de 64 anos, e 64,3% do público feminino.