A Polícia Espanhola deteve o alegado responsável pela morte de um rapaz de 16 anos, que não resistiu à ferida provocada por uma arma branca que lhe atingiu o coração, ontem, na estação de metro de Legazpi, em Madrid. O incidente resultou de um confronto entre neonazis e antifascistas, como avançou o diário espanhol ?El Mundo?.
O rapaz falecido foi atacado por um rapaz de ideologia nazi quando apoiava os imigrantes do distrito de Usera, contra uma manifestação convocada pela Democracia Nacional ?contra o racismo anti-espanhol e contra a imigração?.
O suspeito foi detido pela Polícia poucas horas depois do confronto. Tem 24 anos e encontra-se de momento a prestar declarações. Outros quatro jovens foram também detidos, três dos quais menores, quando se dirigiam ?em atitude hostil com paus e pedras e lançavam garrafas e cocktails molotov? contra as forças de segurança.
Os jovens ter-se-ão encontrado ainda dentro do metro onde se aperceberam que iam a manifestações contrárias, uns para a das Juventudes de Democracia Nacional, contra a imigração, e outros para uma contra-manifestação convocada por um grupo de extrema-esquerda para boicotar o acto.
Um jovem de 19 anos foi também atingido no tórax e, apesar de ter sido operado, o seu estado é considerado crítico. Dois feridos ligeiros encontram-se ainda hospitalizados e três pessoas já tiveram alta.
(Público Última Hora, Título e texto adaptado por PortugalGay.PT)