Pesquisa:
 

Sexta-feira, 11 Junho 2010 19:00

ISRAEL
100'000 em TelAviv por amor ao próximo



Um número recorde de 100'000 pessoas participaram hoje na marcha do orgulho LGBT de TelAviv.


O lema da edição deste ano foi "amarás o próximo como a ti mesmo" e além de activistas e não-activistas a marcha também teve a presença de políticos como o líder do partido Kadima que afirmou no final que "a aceitação da diferença faz a nossa força".

Um grupo específico defendeu o lema "pelos direitos iguais em todas as comunidades" numa referência aos problemas vividos pela minoria árabe em Israel.

O evento foi coberto por um forte dispositivo policial em parte devido a alguns movimentos religiosos fundamentalistas que já resultaram em incidentes graves pontuais nos últimos anos.

Mas estas atitudes extremistas revelam uma minoria da população e o país é quase um "oásis" em termos de direitos LGBT no médio oriente. Além de terem tido uma representante transexual no festival Eurovisão, a homossexualidade não é criminalizada desde 1988, não há entraves à participação de gays e lésbicas nas forças armadas, há vários casos de adopção por casais do mesmo sexo recorrendo aos tribunais e os casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados no estrangeiro são reconhecidos legalmente.

Países que fazem fronteira como Síria e Egipto ainda mandam pessoas para a prisão por homossexualidade. E na zona do médio oriente, a Arábia Saudita e Irão, entre outros, ainda aplicam a pena de morte pelo mesmo "crime".

ISRAEL: 100'000 em TelAviv por amor ao próximo

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal