O comentário foi feito num discurso a diplomatas de quase 180 países e no contexto de algumas questões económicas e sociais a nível mundial.
Contrariando as evidências científicas o Papa alegou que a educação das crianças só é possível por casais heterossexuais e defendeu a família heterossexual como "célula fundamental" de toda a sociedade. Continuando que as políticas que "afetam" esta realidade ameaçam "o próprio futuro da humanidade".
O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é atualmente possível em Portugal, África do Sul, Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, Islândia, Holanda, Noruega, Suécia assim como em alguns estados dos EUA e na Cidade do México. No Brasil diversos casamentos entre pessoas do mesmo sexo têm sido reconhecidos pela justiça. Mais cerca de duas dezenas de países reconhecem as uniões entre pessoas do mesmo sexo embora com um nome e/ou enquadramento legal distinto do casamento.
Estudos realizados durante várias décadas na Holanda, Estados Unidos e Canadá demonstraram que as crianças criadas por casais do mesmo sexo têm características similares às crianças criadas por casais de sexo oposto.