Índice
On-Line
Notícias

Quinta-feira, 10 Dezembro 2009 16:57

SIDA
Cerca de 5 milhões de pessoas no mundo não recebe tratamento



O relatório deste ano da ONU sobre a infecção pelo VIH/Sida aponta para que cerca de 33milhões de pessoas em todo o mundo esteja infectada com o vírus da imunodeficiência humana.


No ano de 2008 apenas 4 milhões recebiam tratamento, e se este número é positivo comparado com 2007, temos de ter em conta que 5 milhões não têm qualquer tratamento.

A UNAIDS alerta para a desigualdade no acesso aos tratamentos que é preciso ser combatida, uma vez que muitas pessoas, ou não têm acesso de todo, ou esse acesso é limitado, aumentando o risco de vida dos infectados.

O valor dos medicamentos aliado a sua não existência em determinados pontos do globo, leva a que muitos infectados saltem o tratamento, criando resistências aos fármacos de primeira linha que por isso precisam ser tratados com os da segunda linha, mas estes são mais caros que os primeiros, e também por isso ainda mais escassos.

A única parte boa do relatório é que o número de novas infecções está a baixar, o tempo de vida dos infectados a aumentar, e por isso também são menos as mortes.

O director da UNAIDS pede que todos os governos acabem com leis discriminatórias que afectam grupos de maior risco como os homossexuais.

Índice
On-Line
Notícias
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados