O Queer Porto 4 arranca esta quarta-feira, dia 10 de outubro, e tem como Filme de Abertura, às 21h30, no Pequeno Auditório, do Teatro Rivoli, o documentário Bixa Travesty, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, vencedor do prémio de Melhor Documentário do Teddy Award da Berlinale, um imaginativo e desafiante filme, dominado pela presença no ecrã da eletrizante Linn da Quebrada. Autodenominada “bixa travesty” e artista multimédia, oriunda da periferia de São Paulo, Linn ganhou notoriedade nos palcos com a canção “Enviadescer”, em 2016, sendo desde então uma pertinente e ativista voz pela defesa dos direitos das minorias queer, no Brasil.
A Competição Oficial tem início às 15h, com a projecção de L’Animale, de Katharina Mückstein, sobre uma intrincada teia de segredos no seio de uma família austríaca, e Les Garçons Sauvages, de Bertrand Mandico, uma fábula selvagem que remete para universos tão díspares como os de Kenneth Anger ou Júlio Verne, é exibido às 19h.
O primeiro de três documentários sobre moda que serão apresentados este ano tem passagem marcada para as 17h, com o filme Kevyn Aucoin - Beauty & the Beast in Me, de Lori Kaye, um impressionante retrato do maquilhador Kevyn Aucoin, já falecido, feito com base nos seus próprios registos vídeo caseiros, que capturam a sua vida pessoal e profissional.
O primeiro dia do Queer Porto 4 terminará com a festa Queer rendez-vous no Maus Hábitos. Um ambiente descontraído proporcionado pelo DJ Rodrigo Affreixo para relaxar depois do primeiro programa de filmes e recarregar energias para o que se seguirá nos próximos dias. A partir das 23h30, com entrada livre.