Patrocinado pela Comunidade Cultural LGBTI de Tijuana, ou COCUT, o congresso inclui eventos artísticos, literários, educativos, recreativos, teatro, cinema e eventos relacionados com o VIH/SIDA, no centro histórico da cidade.
"A realização deste grande evento surge como uma necessidade para celebrar a diversidade e, ao mesmo tempo, sensibilizar os cidadãos, demonstrando as qualidades humanas e valores da comunidade LGBTI, que nesta cidade é composta por profissionais, professores, artistas, pessoas criativas e trabalhadores de diferentes setores que demonstram a sua capacidade através de engenho, e as habilidades das pessoas o desejo de tornar-se parte integrante da sociedade ", disse COCUT.
O congresso terá início com uma mega "caravana" que partirá no 17 de maio e "atravessará a principal área urbana de leste a oeste." À noite haverá uma festa.
Em 18 e 19 de maio, haverá filmes, palestras, exposições de arte e outras atividades no Instituto Municipal de Arte e Cultura (IMAC).
A série de congressos irá incluir "palestras sobre temas como bissexualidade, identidade gay na fronteira, os homens trabalhadores do sexo, a violência em casais do mesmo sexo, ativismo e avanços legais LGBTI no estado de Baja California."
No dia 20 de maio haverá música ao ar livre, teatro e dança, juntamente com um show de drag queen e um concurso. Em 21 de maio, terá música ao vivo e diversos DJs e também "um artista que será uma grande surpresa."
COCUT disse que os acontecimentos da semana são "uma oportunidade magnífica para desfrutar, aprender, fazer novos amigos, estar com a família, contribuir para tornar Tijuana mais unida e passar momentos de camaradagem entre iguais".
Para assistir um vídeo promocional, veja www.tinyurl.com/cocut11 . Para obter mais informações, consulte www.facebook.com/cocutlgbti .
Parada do Orgulho a 18 de junho
A 16ª marcha do orgulho LGBT de Tijuana vai para as ruas no sábado, 18 de junho, pelas 17:00.
Várias centenas de pessoas juntaram-se no desfile do ano passado, na Avenida Revolution, a principal avenida do centro da cidade.
Isso foi cerca de 10 vezes mais do que os 85 pioneiros que marcharam na primeira marcha em 1995.
Patrocinadores do ano passado incluíram o governo do estado, a comissão de turismo, uma associação de comerciantes e uma cervejaria.