O jovem atleta do National Collegiate Athletic Association Division, Derrick Gordon, de 22 anos, jogador pela equipa da universidade de Massachusestts, não quis esconder mais a sua orientação sexual.
Gordon disse “eu só não quero esconder mais, de forma a alguma”, e continuou a descrever como foi que decidiu dar este passo, “eu estive à espera e a observar, nos últimos meses, perguntando-me quando é que um jogador da primeira divisão revelava a sua orientação sexual homossexual” e quando pensava isto Gordon perguntou-se “porque não eu?”
A inspiração de Gordon foi Jason Collins que revelou a sua orientação sexual tendo sido depois contratado pelos Brooklyn Nets, tornando-se o primeiro jogador gay da NBA.
“isso foi muito importante para mim” disse Gordon, “saber que a sexualidade não importava, e a NBA estava ao lado do jogador”
Disse Gordon que depois de ele revelar a sua orientação sexual um elemento da equipa veio até ele e disse-lhe “temos-te, tu és um de nós”.
Nas palavras da GLAAD, associação de direitos LGBT nos EUA, na pessoa da sua presidente Sara Kate Ellis, “a onda de apoio aos atletas gays e lésbicas continua crescente”