ÁFRICA DO SUL: Human Rights Watch condena assassinato de três lésbicas (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Dia da Liberdade
Parceiro PortugalGay

Quinta-feira, 9 Agosto 2007 21:24

ÁFRICA DO SUL
Human Rights Watch condena assassinato de três lésbicas



A organização pró-direitos humanos Human Rights Watch (HRW) condenou hoje o assassinato de três lésbicas e o clima de homofobia existente na África do Sul, considerado um dos países socialmente mais avançados no continente. "O recente assassinato brutal de três lésbicas demonstra que a promessa constitucional na África do Sul de uma proteção igualitária ainda precisa se tornar realidade", diz a HRW em carta dirigida ao presidente Thabo Mbeki. A ONG se refere ao assassinato a tiros de Sizakele Sigasa, de 34 anos, e Salome Masooa, de 24 anos, mortas no dia 8 de julho em Soweto, sudoeste de Johanesburgo. Sigasa, que era ativista de direitos humanos e do movimento a favor dos gays, havia assumido abertamente sua homossexualidade. A HRW menciona ainda o assassinato de outra lésbica Thokozane Qwabe, de 23 anos, na província de Kwazulu-Natal. A vítima apareceu nua, com golpes mortais na cabeça e sinais de que havia sido estuprada.


"O clima de sexismo e homofobia violenta exige do Governo ações para cumprir o compromisso de que a igualdade e a tolerância se tornem realidade para os homossexuais", diz a carta, divulgada no mesmo dia em que a África do Sul comemora o Dia da Mulher.

Apesar de ser a maior economia do continente, o avanço social na África do Sul esbarra nos costumes conservadores e sexistas e o país possui alto índice de violência doméstica.

"A pobreza, os preconceitos, a homofobia e o sexismo estão construindo um sistema aceito no qual muitas mulheres não se atrevem a andar abertamente nas ruas", diz a ativista dos direitos homossexuais Jessica Stern.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2019 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2019 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal