Índice
On-Line
Notícias

Quinta-feira, 8 Fevereiro 2018 11:48

ÍNDIA
Samarpan Maiti é o Mr. Gay Índia 2018



O novo Mr. Gay Índia é um reflexo da Índia do Século XXI combinando contrastes entre inovação e tradição.


Numa terra de milhões de contrastes onde a lei sobre os LGBT+ flutua entre um tipo de crime e crime nenhum, onde as discrepâncias sociais são um grito demasiado ensurdecedor para a maioria dos ocidentais, a comunidade LGBT+ realiza um trabalho árduo de afirmação e recentemente elegeu o seu Mr Gay India. A mesma Índia que criminaliza as relações homossexuais, com uma lei herança do tempo das colónias que existe desde 1860, e que muitos ainda são a favor no século XXI, mas que o Supremo Tribunal da India está a rever.

Família

Hoje Samarpan Maiti é um homossexual conhecido e sem medos, mas nem sempre foi assim, e lá como cá o caminho nem sempre é fácil. A família foi uma das suas lutas e grande conquista, depois de ultrapassar a sugestão dos familiares de casar com o sexo oposto e ter uma vida paralela com o seu namorado, hoje a família é o seu maior suporte, apenas sua mãe não esconde o receio do futuro do filho “Deus sabe quanta discriminação o aguarda no futuro” disse sua mãe numa entrevista.

Na sua adolescência na aldeia perdida que o viu nascer e onde viveu até ir para a faculdade, Samarpan experimentou um ambiente familiar menos positivo devido à má relação entre os seus pais, mas também a violação do seu corpo infligida pelos vizinhos da mesma idade, situação que o levou a um ritual de lágrimas diárias despejadas todas as noites como forma de aliviar a sua mágoa. Mas foram todas estas tormentas de uma jovem vida que fizeram o homem decidido e forte que é hoje.

Trabalho e Ativismo

Samarpan é investigador sénior numa laboratório de renome em Calcutá e modelo fotográfico. Como investigador sénior Samarpan está envolvido na pesquisa do Glioblastoma Multiforme, o tipo mais comum e agressivo de tumor maligno cerebral, e este nosso herói procura com restante equipa encontrar tratamento e, quem sabe, uma cura.

Já como ativista, o seu foco está naqueles com menos posses e ou de castas inferiores, bem como nos que vivem como ele viveu no meio rural longe das grandes cidades. O seu trabalho foi reconhecido pelo TIMES of India em que o título da notícia foi “Cientista, modelo, ícone gay. Esse jovem é mesmo real?”

E para quem acha que a vida é simples, é preciso recordar que Samarpan já foi parar à prisão apenas por estar a ajudar os mais necessitados.

A seleção do Mr. Gay Índia

Durante o concurso que começou com mais de mil candidatos e avançou com a seleção de apenas oitenta, um dos juízes perguntou-lhe qual era para ele a definição de amor.

Samarpan respondeu, “O amor é algo em que você encontra a paz interior sem alterar o seu verdadeiro eu!”, disse-o em um inglês classificado por quem o julgava como sendo meio pobre, embora a filosofia do seu raciocínio tenha mexido com os jurados, o anfitrião do evento deu uma ajuda, disse que o concurso não era para saber quem sabia melhor inglês e pediu que o candidato dissesse agora o seu raciocínio em “bengali” sua língua mãe. Quem sabe isso tornou possível esta vitória aliada a outros atributos.

E agora?

O atual Mr Gay India irá em Maio disputar o título de Mr. Gay World 2018 em África do Sul com representantes das mais diversas nacionalidades. A competição inclui desafios fotográficos, desportivos e moda, combinados com entrevistas pessoais onde questões como empatia com os outros, vontade de mudança, orgulho nas suas origens, capacidades de liderança são valorizadas. Samarpan parece ser um sério candidato!

Índice
On-Line
Notícias
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados