O ciclo “This is Me” no Queer Porto 3, dedicado à representação autobiográfica no cinema queer, destacou este ano a obra do cineasta Peter Friedman, e no âmbito deste programa será hoje exibido o documentário Silverlake Life: The View From Here, um dos mais importantes e injustamente esquecidos documentários sobre o VIH/Sida.
Realizado em parceria com Tom Joslin, em 1993, este documentário acaba por ser um diário da vida do casal Joslin e Mark Massi e de como ambos lidaram com o VIH/Sida nas suas vidas numa época em que as possibilidades de tratamento modernas ainda não tinham sido descobertas. Realizado a partir de video-diário real combina muitos momentos "para a câmara" que acabam por torná-lo apenas mais atual na realidade de Facebook e selfies. Mas ao contrário da norma que mundo online nos habituou, a mensagem aqui é passada numa perspetiva muito humana e pessoal, nos bons e maus momentos, sem filtros cor-de-rosa, e não deixa ninguém indiferente.
Integrado neste ciclo, será ainda exibido amanhã, em estreia absoluta, Blackstar: Autobiography of a Close Friend, documentário de Tom Joslin. Peter Friedman estará presente nas sessões.