O pagamento foi anunciado sexta-feira pelo bispo e por um advogado das vítimas e coloca um ponto final nos processos judiciais movidos contra a diocese. Segundo o acordo, que agora deverá receber o aval dos juízes, as vítimas receberão verbas compreendidas entre cinco mil e 450 mil dólares (ou seja, entre quatro mil e 368 mil euros).
Covington, com 90 mil fiéis, terá agora que pagar uma verba que, comparando com a Diocese de Boston, (2,1 milhões de católicos), é 40 por cento maior. Em Boston, recorda o Los Angeles Times, foram pagos 85 milhões de dólares (69 milhões de euros) como indemnização por casos semelhantes.
O dinheiro para pagar as indemnizações virá agora da venda de bens da diocese, de rendas de investimentos e dos seguros, de acordo com um comunicado da diocese, citado pela AFP. O bispo, Roger Foys, pediu "profundas desculpas" pelo que se passou, reconhecendo que "nenhuma soma de dinheiro pode compensar os sofrimentos" das vítimas.
Um estudo de 2003 analisou as últimas cinco décadas no Kentucky e concluiu que 30 de 372 padres abusaram sexualmente sobre menores. O número é mais elevado do que a média nacional: em 2004, um estudo da Conferência Nacional dos Bispos Católicos (NCCB) concluía que quatro por cento do clero foi acusado, desde 1950, de abusos sobre menores. As 195 dioceses norte-americanas pagaram, até agora, 900 milhões de dólares (736 milhões de euros) de indemnização.