SIDA: Arcebispo Sul Africano diz que a Igreja está a falhar em relação à SIDA (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Dia da Liberdade
Parceiro PortugalGay

Quarta-feira, 4 Agosto 2004 00:57

SIDA
Arcebispo Sul Africano diz que a Igreja está a falhar em relação à SIDA



Na Terça-feira passada, dia 3, o Arcebispo da Cidade do Cabo Njongonkulu Ndungane acusou os líderes religiosos de falharem no confronto com a crise global da SIDA.


Muitas das igrejas, disse o arcebispo, estão a contribuir para o estigma à volta do HIV/SIDA em vez de o combaterem. Em notas libertadas numa conferência Britânica sobre SIDA e a Igreja, Ndungane disse, "Devemos compreender que o VIH/SIDA desafiou a igreja a vários níveis" A epidemia HIV/SIDA sublinhou o papel vergonhoso que as igrejas desempenharam no perpetuar da discriminação, disse Ndungane, que sucedeu a Desmond Tutu, prémio Nobel e activista anti-apartaid, como clérigo Anglicano nº1 da África do Sul. "Privilegiamos os homens em detrimento das mulheres e os ricos em detrimento dos pobres," disse ele. "É uma desgraça ? e eu tenho vergonha por a igreja ter feito parte disto." "Depois há o estigma. A igreja nunca foi boa a lidar com assuntos relacionados com o sexo, mas condenamo-lo frequentemente, pensando que os pecados sexuais são o pior pecado, e pensando que todos os que estão infectados 'merecem-no'." Ndungane disse que demasiadas igrejas continuam a olhar para a SIDA como uma "retribuição de Deus" em vez de uma doença humana, e falham em dar suporte necessário às pessoas doentes. "Igrejas que ensinam outras coisas terão muito que responder no Dia do Juízo Final," disse. No ano passado Ngundane quebrou relações com outro clérigo Africano Anglicano, que o acusou de hipocrisia e intolerância, numa disputa sobre um encontro com um bispo homossexual nos Estados Unidos. [Reuters].

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2019 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2019 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal