James Wharton, de 23 anos, militar do regimento Blues & Royals, e Thom McCaffrey, 21 anos, comissário de bordo, deram o nó, tornando-se assim a primeira União envolvendo um militar.
James que serve o exército no mesmo regimento do príncipe Harry, o terceiro na sucessão ao trono, apresentou-se com o uniforme de gala, não esquecendo a sua medalha de honra pelo serviço prestado na guerra do Iraque.
A cerimónia pode contar ainda com a música da banda Pet Shop Boys, Go West, enquanto os convivas aplaudiam este acto, que é um marco na luta pela liberdades e direitos de igualdade das pessoas GLBT no Reino Unido e no mundo.
Em declarações James Wharton, disse que a cerimónia serve para mostrar que as coisas no exército Britânico estão a mudar, até ao ano 2000 pessoas como ele não eram admitidas, mas hoje ele está a casar, tendo recebido o apoio dos seus camaradas de regimento.
A cerimónia decorreu dentro da base militar em Knightsbridge!
Representantes do Exército, Força Naval e Aérea, têm feito um trabalho de representatividade nos diversos eventos GLBT nos últimos cinco anos, onde chegam mesmo a fazer recrutamento de novos membros. O Ministério da Defesa Britânico fez saber que a orientação sexual dos militares é irrelevante, por isso não existem números oficias dos activos GLB a servir as forças militares de sua majestade.