O Governador Jerry Brown recebeu da The Human Rights Campaign uma petição com mais de 50.000 assinaturas no sentido de Brown assinar a proibição destas "terapêuticas" já antes condenadas pelos profissionais de psicologia.
Brown disse que, estas supostas terapias não tem qualquer base científica e, tem levado alguns jovens gays, lésbicas, bissexuais, transgéneros e transexuais à depressão e até ao suicídio. Adiantou ainda numa entrevista ao The Chronicle que com esta proibição estas práticas são relegadas para o caixote do lixo e do charlatanismo.
O presidente da The Human Rights Campaign, Chad Griffin, além de dar os parabéns a Brown por ter colocado a protecção dos jovens em primeiro lugar, atirando para o lixo o que já foi classificado como ciência lixo, espera agora que os restantes estados sigam o exemplo da Califórnia.
A nova lei, que entra em vigor no dia 1 Janeiro de 2013, proíbe que qualquer profissional de saúde mental de fornecer qualquer meio que vise mudar comportamentos ou expressões de género, eliminar ou reduzir atrações sexuais ou românticas, e sentimentos para com indivíduos do mesmo sexo.